Túmulo de Juan Cruz Varela.
JUAN CRUZ VARELA
( ARGENTINA )
( Buenos Aires , 1794 – Montevidéu , 1839 )
foi um escritor , jornalista e político argentino , irmão do líder unitarista Florencio ( 1807 – 1848 ) e tio do juiz da Suprema Corte de Justiça Luis Vicente ( 1845 – 1911 ).
Depois de se formar em Teologia em 1817 na cidade de Córdoba , começou a estudar Direito que não concluiu. Durante seus anos de estudante escreveu algumas poesias eróticas e satíricas, e também poemas épicos sobre a campanha de José San Martín no Chile e a Batalha de Maipú .
Retornou a Buenos Aires em 1818 e dedicou-se a publicar algumas poesias na imprensa. Era amigo de Santiago Rivadavia , figura política da época da independência argentina .
A partir de 1821 foi deputado pela província de Buenos Aires , apoiando na Câmara dos Deputados e na imprensa as reformas liberais realizadas pelo ministro Bernardino Rivadavia . Foi editor de vários jornais, incluindo El Centinela (1822-1825), El Porteño , El Pampero e El Tiempo .
Em 1826 foi eleito deputado ao Congresso Geral Constituinte , no qual atuou como secretário. “Sua participação ativa na vida política o levou ao jornalismo, que foi sua carreira mais brilhante.” 1 Fundou e editou "El sentinela", "El messenger argentino", "El tiempo" e outros jornais que alcançaram merecida influência em Buenos Aires. 1
Escreveu poesia e teatro , revelando sua influência clássica, especialmente Virgílio e Horácio . Além de duas peças clássicas, publicou uma farsa de inspiração espanhola . Entre seus poemas, destacaram-se poemas épicos e poemas de inspiração amorosa.
Foi acusado pela imprensa da oposição de roubar fundos públicos, pelo que aquando da queda de Rivadavia foi um ferrenho opositor do seu sucessor, Manuel Dorrego .
Participou da preparação da revolução de 1º de dezembro de 1828 contra o governador Dorrego e apoiou abertamente a eleição de Juan Lavalle em seu lugar. Foi, juntamente com Salvador María del Carril , um dos dois instigadores da execução de Dorrego pelas mãos do general Lavalle, numa carta ao general unitarista quando este ainda não tinha tomado posse da pessoa de Dorrego. As últimas palavras de sua carta tornaram-se particularmente familiares:
"Cartas como esta quebram"
O General Lavalle ordenou a execução de Dorrego e assumiu total responsabilidade, mas não rasgou a carta. 2 3 Durante seu governo editou um novo jornal, chamado El Messengero Argentino .
Após a queda de Lavalle refugiou-se em Montevidéu com seu irmão Florencio e, ao contrário dele, não voltou a sair daquela cidade. Lá ele se dedicou a escrever novas poesias em estilo clássico e a traduzir autores latinos. Também se destacou por seus poemas de oposição ao governador de Buenos Aires Juan Manuel de Rosas , como A 25 de maio de 1838, em Buenos Aires . Contribuiu para as páginas do El Iniciador .
“Seguindo os destinos do partido Rivadavia, foi obrigado a emigrar de sua terra natal devido à restauração conservadora. Em Montevidéu atuou na imprensa liberal, combatendo Rosas, e dedicou-se à obra literária. Montevidéu, 24 de janeiro de 1839." 1
“Ele foi educado em meio ao período revolucionário, inclinado à literatura clássica e às ideias filosóficas modernas. Sua vocação poética se manifestou desde cedo, praticando traduções latinas e produções juvenis de cunho erótico.”
“Ligado às reformas liberais de Rivadavia, foi um dos seus mais valentes defensores até a época da emigração e antes, durante muitos anos, escreveu um grande número de poemas e letras satíricas que se espalharam de mão em mão, alcançando uma verdadeira celebridade para eles. literário."
“Maioritariamente frutas da época, Varela acreditava que perderiam o sabor uma vez passada a oportunidade; por isso, ao seleccionar as suas composições dignas de publicidade, excluiu-as em massa, sem perceber que com elas o mais aguçado e picante do seu humor morreu. Os poemas que compõem o que se conserva são os escolhidos por ele, em Montevidéu (1831), e foram por sua vez objeto de numerosas correções, seu cio, inseguro e frio nos de natureza amatória, voa livremente em as odes patrióticas., culminando em seu poema lírico “À Batalha de Ituzaingó”.
"Seguindo suas inclinações clássicas, fez traduções de Ovídio e Horácio, sendo sua tentativa mais feliz neste gênero a tradução de alguns livros da "Eneida", de Virgílio, nos quais ocupou muitas horas de seu exílio. - Escreveu duas tragédias . , "Dido" e "Argia", cujo valor lírico excede em muito seu mérito como peças teatrais; são de natureza clássica e inspirados, respectivamente, em Virgílio e Alfieri. Seus poemas selecionados foram publicados juntamente com as tragédias, em Buenos Aires, 1879, pela gráfica de "La Tribuna".
Poesia
- A Elvira , (1817)
- Aos bravos defensores da liberdade na planície do Maipo (1818)
- Triunfo de Ituzaingó (1827)
- O jardim de Delia . (escrito apenas por ele)
- Eu canto para San Martín e Balcarce
- Em 25 de maio de 1838
Sonetos
- Em memória do meu pai
- Para Dom Mariano Moreno
- Àquele que desmaia em nosso sistema pelos contrastes que sofreu
- Ao General Dom Manuel Belgrano
- Sobre a morte do Dr. D. Juan N. Sola
- A Don Martín Rodríguez em seu retorno à campanha do Santa Fé
Teatro
TEXTOS EN ESPAÑOL
ANTOLOGÍA DE POETAS AMERICANOS congregados por Ernesto Morales. México, D.F.: Editora Latino Americana, s.d. 830 p. encadernado. Ex. bibl. de Antonio Miranda
EL 25 DE MAYO DE 1838, EN BUENOS AIRES
“Ya raya la aurora del día de Mayo:
Salgamos, salgamos a esperar el rayo
Que lance primero su fúlgido sol.
Mirad: todavía no asoma la frente.
Pero ya le anuncia cercano al Oriente
De púrpura y otro brillante arrebol.
Mirad esas filas: el rayo, el acero,
Los patrios pendones, la voz del guerrero
Al salir el astro saludo le harán;
De párvulos tiernos inocente coro
Alzará a los cielos el canto sonoro,
Y todas las madres de amor llorarán.
Por los horizontes del río de Plata
El pueblo en silencio la vida dilata
Buscando en las agua naciente fulgor;
Y el aire de vivas poblaráse luego
Cuando en el baluarte con lenguas de fuego
Anuncie el momento cañón tronador:
Cándida y celeste la patria bandera
Sobre las almenas será la primera
Que el brillo reciba del gran luminar;
Y ved en las bellas, cándida y celeste
Como la bandera, la nítida veste
En gracioso talle graciosa ondear.
Yo he sido guerrero: también ha postrado
Mi brazo enemigos: me le ha destrozado
La ardiente metralla del bronce español.
No sigo estandartes inútil ahora:
Pero tengo patria… Ya luce la aurora,
Y seré dichoso si miro este sol.
Así entre extranjeros que absortos oían,
Y a ver esta pompa de lejos venían,
Hablaba en soldado, y era joven yo.
¡Qué Mayo el de entonces! ¡Qué glorias aquéllas!
¡Pasaron! ¡Pasaron! Ni memoria de ellas
Consiente el tirano que el mando robó.
¡Ay, sella tus labios, antiguo guerrero,
Y no hables ahora si ansioso extranjero
La gloria de Mayo pregunta cuál es!
Sí, sella tus labios, reprime tus iras,
¡Ah, no te desprecien los hombres que miras,
Espera los días que vendrán después!
¡En vano se abrieren de Oriente las puertas!
¡Como en negra noche, mudas y desiertas
Las calles y plazas y templos están!
Sólo por escarnio de un pueblo de bravos,
Bandas africanas de viles esclavos
Por calles y plazas discurriendo van.
Su bárbara grita, su danza salvaje,
Es en este día meditado ultraje
Del nuevo caribe que el Sur abortó.
Su parte en tu gloria, nación Argentina,
Tu gloria, tu nombre, tu honor abomina:
En su enojo el cielo tal hijo te dio.
Feroz y medroso, desde el hondo encierro
Do temblando mora, la mano de hierro
Tiende sobre el pueblo mostrando el puñal.
Vergüenza, despecho y envidia le oprimen;
Los hombres de Mayo son hombres de crimen
Para este ministro del genio del mal.
Sin él, Patria, Leyes, Libertad gritaron,
Sin él, valerosos la espada empuñaron,
Rompieron cadenas y yugo sin él.
Por eso persigue con hórrida saña
A los vencedores de su amada España,
Y en el grande día la venga cruel.
El Plata, los Andes, Tucumán hermoso,
Y Salta, y el Maipo, y el Perú fragoso
¿Le vieron acaso pugnar y vencer?
Vilcapujio, Ayuma, Moquegua, Torata,
Donde la victoria nos fué tan ingrata,
¿Le vieron acaso con gloria caer?
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